sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Second Life


http://secondlife.com/

Não sei se a maioria de vocês já jogou alguma coisa online. Realmente, não importa, porque SL não é um jogo.

Explico: um jogo tem objetivos, geralmente objetivos ingame. Não este. SL é um grande ambiente 3D, virtual, grátis (para quem quiser), com possibilidades muito abrangentes. Dentro do jogo há um sistema economico, e é possivel trocar Linden Dollars (L$) por US$ e vice e versa (cotação atual é de aproximadamente L$270 para US$). O dinheiro do jogo é utilizado para comprar coisas de outros usuários (ainda que o sistema de criação de objetos com ou sem script seja completamente integrado e gratuito, não é todo mundo que deseja perder seu tempo criando conteudo) ou paga-los por serviços.

Sim, há empregos, no jogo. Em uma rápida pesquisa, descobri que os três empregos mais procurados são os de prostituta, lap dancer e casino dealer (cara que trabalha na roleta, no blackjack, no poker, etc). Esses empregos são pagos em dinheiro de jogo.

Alguém pode apontar que ganhar dinheiro é o objetivo do jogo. Está equivocado. É o objetivo de alguns, talvez muitos, jogadores. Mas o dinheiro é completamente dispensavel! Se desejo uma armadura, um carro, um robô gigante ou um relógio digital, posso faze-lo eu mesmo, sem custo ou matéria prima. Posso fazer minhas roupas e alterar como quiser meu personagem, me teleportar para uma galeria de arte, casa noturna ou chalé da montanha e ficar conversando com gente de tudo que é lugar do mundo. O dinheiro tem uma função relevante - muita gente troca bastante dinheiro real por dinheiro de jogo, joga tudo em poker, e, se ganhar, troca por dolares. Mas não é nem sequer necessário para se divertir jogando, não mesmo.

Existe a opção de ser um usuário premium, ou assinante. Isso custa menos de 10 dolares por mês (e, caso se assine mais tempo de uma só vez, cada vez menos dinheiro por mês), ao que o usuário (chamado no jogo de residente) ganha um prêmio de L$500, e mais L$50 por semana enquanto for usuário. Além disso, o usuário tem a possibilidade de comprar terras.

Já que é um ambiente virtual e não tem tamanho limitado, espaços de 512 metros quadrados (16mx32m) podem ser comprados por Linden Dollars para que o usuário monte sua própria ilha, com sua própria casa. Seu espaço individual. Em algumas ilhas, fui informado, existem jogos acontecendo - em alguns existem hitpoints, monstros, e a ilha toda é um jogo fantasy, por exemplo. Contudo, nunca fui em nenhuma ilha dessas e não sei se é verdade. Fico devendo a informação.

Qual meu objetivo no jogo? Sair voando por ai, ficar empilhando quadrados (é, não sou muito bom em construir coisas ainda), me teleportar pra qualquer evento que pareça interessante e conversar com qualquer um que tenha vontade. É, na verdade, uma evolução do mIRC, ou, pelo menos, é como eu vejo.

Se quiserem me procurar lá, meu nome é Emi Katscher (meu sobrenome real é Kanter, achei esse parecido o suficiente...). Espero o contato!

Um comentário:

Barba disse...

sátira espirituosa

http://www.getafirstlife.com/

:)